O chumbo da proposta de Orçamento do Estado para 2022 no passado 27 de outubro de 2021 na Assembleia da República abriu uma crise política em Portugal, que levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a dissolver o Parlamento e a marcar eleições legislativas antecipadas.
A 5 de dezembro de 2021, a Presidência da República informava que o “Presidente da República assinou hoje o decreto que procede à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas para o dia 30 de janeiro de 2022”.
Apesar da pandemia, ainda não nos ter deixado, a taxa de vacinação e a estirpe mais prevalente tornam a situação menos complicada, motivos pelos quais o governo decidiu que os eleitores em isolamento poderão exercer o seu direito de voto.
O governo refere que “votar é seguro” tendo estipulado algumas regras a adotar.
Para saber o local onde irá votar tem vários meios à sua disposição:
1- Na internet – portal do recenseamento eleitoral:
Com o seu número de Identificação Civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) introduza o seu Número de Identificação Civil e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD (Ano / Mês / Dia)
2 – Por SMS:
Escreva a seguinte mensagem: RE <espaço> nº de Identificação Civil <espaço> data de nascimento no formato AAAAMMDD (exemplo: RE 12345678 19531007)
envie para o número 3838 (serviço gratuito).
3 – Presencialmente, numa junta de freguesia ou câmara municipal.
Não deixe de exercer o seu direito. Vote.